CONSULTORIA PEDAGÓGICA 28 ANOS DEDICADOS A EDUCAÇÃO INFANTIL (51)81287449
segunda-feira, 13 de abril de 2015
Desenvolvimento da criança - 02 anos e 03 anos
Dos dois anos aos 03 anos ,a criança mostra certa independência, é capaz de realizar atividades mãos complexas e relacionar-se mais facilmente com adultos ou com crianças.
Desenvolvimento físico-motor:
- Abre e fecha portas (com trinco somente);- Sobe e desce a cama sozinha;- Sobe as escadas colocando os pés em cada degrau;
- Corre relativamente bem;- Participa despir-se e descalçar-se;- Rabisca numa folha grande de papel;- Encaixa os cubos em diferentes dimensões.
- Continua aprendendo a coordenar o músculos maiores, por meio de atividades repetitivas;- Sente prazer em correr e pular;
- No desenho, encontra-se na fase da rabiscação celular (começam a aparecer as primeiras formas circulares, ainda sem intenção definida);- Geralmente tem controle esfincteriano;- Pode agarrar bolas com as duas mãos;
- Pode construir uma torre de 09 a 10 blocos;- Pode abotoar, mas não desabotoar;
Desenvolvimento mental - Desenvolvimento Cognitivo:
- Identifica algumas cores, embora não cite seus nomes;- Conhece seu próprio nome;
- Repete palavras, com alguma correção;
- Reconhece objetos de pessoas vistas cerca de dois meses antes;
- Forma frases com duas ou três palavras, apresentando aumento de vocabulário;
- Começa a formar frases negativas e interrogativas;- Inicia o emprego do “quem”.
- Começa a formar sentenças mais longas com três ou quatro palavras;- Gosta de perguntar e repete constantemente as mesmas perguntas não só para confirmar as informações recebidas, como pelo prazer do diálogo;- Só ouve e compreende de fato o que lhe é dito diretamente;- Gosta de inventar nomes para as pessoas e objetos;- Gosta de inventar histórias, que conta como verdadeiras, sem intenção de mentir;- Pode comparar tamanhos;- Começa a usar números com significados;- Começa a aprender cores e figuras;
- A duração da atenção depende do interesse na atividade;- Pode aprender semelhanças e diferenças;
- Pode lembrar e seguir ordens de dois passos (duas etapas);- Começa a entender direções (embaixo e em cima);
- Interessa-se pelo funcionamento das coisas e como elas são usadas;- Começa a interessar-se por usar palavras que definem tempo (merenda, recreio, parquinho);- Pode falar até dez, embora só possa contar dois objetos; - Conta até 5 (por repetição e memorização, sem que isso signifique que compreenda);- Começa a entender o significado de “mais”.- Gosta de falar, usa palavras corretamente e relaciona palavras com ações;- O vocabulário é geralmente de 750 palavras;- Entende e usa palavras abstratas como: em cima, embaixo, agora, depois;- Expressão comum: “eu não sei”;- Ri muito;- Gosta de cantar;- Conversa com adultos, mas sempre está interessada em suas respostas;- Responde corretamente quando lhe perguntam sobre o que faz uma criança com fome, frio ou cansada;
Desenvolvimento sócio emocional:
- Reconhece expressões fisionômicas;- Reconhece a mãe em fotografias;
- Compreende ordens negativas e proibições;- Necessitar estar sempre ocupada;- Necessita muito da assistência da mãe ou substituta;- É negativista (gosta de ser do contra, ou recusar, protestar);- Começa o Desenvolvimento Emocional - Pode algumas vezes usar palavras para dizer sentimentos;- As vezes faz birra;
- Pode ter ciúmes duradouro;- Mostra crescer em independência, ressentindo interferências;
- Pode expressar raiva por meio de uma atividade física;- Está mais aberta a falar palavras;
- Gosta de elogios e aprovação;- Busca mais amizades, com adultos e crianças, mas ainda gosta de brincar sozinha;
- Torna-se perceptiva e reage a expressões de outros;- Começa a entender o significado de certo e errado;
- Gosta de agir e fazer atividades de adultos (jogos dramáticos);- Mostra confiança e amor com palavras e ações;
- Pode ter um companheiro de brincadeira imaginário – coisas imaginarias parecem ser bem reais;
- Aparecem sentimentos de medo: cachorro, escuro,palhaço,barulho,chuva, etc;
- Não aceita alterações em suas rotinas, o que ocasiona conflito com outras crianças ou adultos;
- Fala sozinha, praticando a linguagem e dando forma a imaginação;- Aparecem as dificuldades para a alimentação e o sono;-Procurar um companheiro para brincar ( sociabiliza)- Pode algumas vezes usar palavras para dizer sentimentos;- As vezes faz birra;- Pode ter ciúmes duradouro;- Mostra crescer em independência, ressentindo interferências;- Pode expressar raiva por meio de uma atividade física;- Está mais aberta a falar palavras;
- Gosta de elogios e aprovação;- Busca mais amizades, com adultos e crianças, mas ainda gosta de brincar sozinha;
- Torna-se perceptiva e reage a expressões de outros;- Começa a entender o significado de certo e errado;
- Gosta de agir e fazer atividades de adultos (jogos dramáticos);- Mostra confiança e amor com palavras e ações;
- Pode ter um companheiro de brincadeira imaginário – coisas imaginarias parecem ser bem reais;
- Aparecem sentimentos de medo: cachorro, escuro, etc;- Não aceita alterações em suas rotinas, o que ocasiona conflito com outras crianças ou adultos;- Fala sozinha, praticando a linguagem e dando forma a imaginação;
- Aparecem as dificuldades para a alimentação e o sono;
Eliziane Longarai
Pedagoga
Nenhum comentário:
Postar um comentário