CONSULTORIA PEDAGÓGICA 28 ANOS DEDICADOS A EDUCAÇÃO INFANTIL (51)81287449
consultoria
quarta-feira, 23 de maio de 2012
A importância da Pré - escola
Sem qualquer desmerecimento aos demais segmentos, esta página é dedicada em especial àqueles professores que "seguram a mão e dão suporte inicial aos primeiros passos do aluno", em seu caminho do aprendizado formal.
Assim como os primeiros contatos relacionais, no sistema familiar, muito influenciarão o modo como a criança se relacionará com os demais, o contato inicial com os professores da pré-escola será muito significativo nas futuras relações com os seus professores.
A preocupação maior deve estar concentrada no aprendizado da sociabilização e do explorar criativo do meio. Quanto menor a preocupação com a iniciação da aprendizagem formal, melhor.
Este é o momento para facilitar a exploração do meio através do toque, do movimento e de ter contato com o ar livre.
Os objetivos da pré-escola devem visar o desenvolvimento físico, emocional, social e intelectual da criança, objetivando sua autonomia, auto-controle e confiança para se expressar e se comunicar.
Entretanto, tudo deve ser feito em paralelo ao respeito das características de sua faixa etária, principalmente no que se refere à disciplina. Esta época não prioriza o receber e, sim, o explorar e o descobrir.
O professor e a escola devem estar conscientes de que uma criança é criança porque brinca.
Se não consegue brincar, não está bem; se seus pais e seus professores não a deixam brincar, eles também não estão bem. Se o brincar é pobre de imaginação ou fixo em algum objeto, a criança não está conseguindo fantasiar a partir de suas necessidades de elaboração e, ainda nesse caso, não deve estar bem.
Se os professores e a escola exigem da criança obrigações e a enchem de atividades, focando um mini-vestibular para escolas consideradas difíceis, irão falhar em seus objetivos pedagógicos.
Exigir mais do que a criança está apta a dar consistiria em um alto desestímulo e desinteresse futuro pelo aprender.
Embora a pré-escola não exista para substituir os pais, ela é a primeira ponte de separação e a representante primitiva da metáfora de que sair do ninho é preciso para poder crescer!
Não há como esquecer a importância da pré-escola no histórico pedagógico da criança. Ela é o primeiro campo de energia que servirá de base para a aprendizagem formal.
Sua prioridade é acolher a criança, é facilitar e auxiliar os pais a permitirem esta "descolagem do ninho", é mostrar à criança que pode se sentir feliz longe dos pais, sem almejar substituí-los.
O professor da pré-escola precisa gostar de lidar com crianças e entender suas necessidades.
Sua responsabilidade é enorme, por isso deve ter o apoio e orientação pedagógica da escola, sempre que necessários, pois são os primeiros agentes que influenciarão o processo de como a criança se relacionará com o aprender.
Eliziane Longarai
Pedagoga
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário