consultoria

consultoria

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Autoestima nas crianças


A essência da autoestima da pessoa se forma até os 7 anos

O que os pais e professores podem fazer para ajudar as crianças a crescer emocioanlmente:

- Reserve tempo para conversar com as crianças de maneira saudável.Não critique, seja gentil e esteja aberto a compreender os medos e sentimentos delas.

- Deixe que participem das decisões familiares.Respeitar suas opiniões é importante.A criança adquire confiança a partir da afirmação de seus pontos de vista.

- Não menospreze as preocupações dos pequenos. O que parece simples para os adultos pode ser primordial para uma crinça.

- Cuidado para não depreciar. Comentários do tipo "você nunca faz as coisas certa!" podem fazer a criança se sentir incapaz. As críticas devem estar dirigidas a um comportamento impróprio , não à criança.

- Valorize as realizações infantis no cotidiano. O elogio aumenta a segurança e tem poder para mudar o comportamento. É um incentivo.

- Aos pais com mais de um filho, cuidado: as comparações entre os irmãos(ou entre os alunos) provocam competição e tristeza profunda. As crianças devem ser respeitadas em sua singularidade.

-Beijos, abraços e brincadeiras que envolvem toque também fazem a criança sentir-se amada pelo que ela é e pelo que é capaz de realizar.

- Quem leva criança a programas de adultos, como passar a noite num bar ou restaurante, e se mostra aborrecido quando os pequenos demonstram cansaço, passa a mensagem de que os filhos são um incômodo. E as crianças percebem isso.

Eliziane Longarai
Pedagoga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Glitter Words