ESCOLA PEQUENO POLEGAR
ROTINA DAS TURMAS 2011
ACOLHIMENTO – Recepção das crianças, contato com os familiares.
ATIVIDADES DIVERSIFICADAS(pátio/sala) – Estas atividades permitem que ascrianças escolham o que desejam fazer. É um momento adequado para interações e observações significativas do professor junto às crianças podendointervir e acompanhar o que elas fazem. Acontecem na primeira meia hora doperíodo letivo. São três propostas simultâneas de atividades; jogos deconstrução, atividades de artes (desenho, colagem, recorte, etc), leitura delivros e revistas.
RODA INTERATIVA (rodinha)– Trabalho coletivo planejado a partir de um conteúdo curricular previsto nos projetos, geralmente antecedido por uma verificaçãocoletiva de crianças ausentes, marcação da data, construção da rotina efinalizada com avisos e explicações sobre a atividade seguinte.
ATIVIDADE(trabalho do dia) – Geralmente pelo adulto e proposta para todo o grupo. Sãoatividades importantes para se trabalhar atenção, concentração e a capacidadedas crianças de atenderem a propostas feitas coletivamente ou individuais,podendo realizar em diferentes locais, dentro e fora da instituição.
HIGIENE PESSOAL – Lavar as mãos com independência, vestir-se e despir-se,usar o banheiro de modo cada vez mais autônomo.
LANCHE – Momento essencial para o saudável desenvolvimento da criança,além de fazer parte do processo educativo. Durante as refeições, a criança tem a oportunidade de relacionar-se com o outro, adquirir muitos conhecimentos e ao mesmo tempo desenvolver sua autonomia
RECREIO – Acontece na área externa, por trinta minutos. Momento em que ocorrem jogos espontâneos ou propostos pelo professor.
JOGOS DE MESA (relaxamento/saída)– Neste momento são utilizados os jogos de: quebracabeça,jogo da memória, dominó, loto leitura, etc. Pelo seu caráter coletivo, os jogos permitem que o grupo se estruture, que as crianças estabeleçam relações ricas de trocas e se acostumem a lidar com regras, conscientizando-as que podem ganhar ou perder.
AVALIAÇÃO DO DIA – Trabalho orientado para que a criança perceba a seqüência lógica das atividades, bem como para que o professor proceda com a auto-valiação
SAÍDA-OBS.: Este é um exemplo de rotina, sendo que haverá ajustes que
devem ser feitos para atender as especificidades de cada grupo e a
seqüenciação dos trabalhos.
Eliziane Alves Longarai
Pedagoga
Pedagoga
Eliziane Longarai
Pedagoga
Nenhum comentário:
Postar um comentário