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sexta-feira, 29 de maio de 2015
9 Erros que não devem ser cometidos em Reuniões de Pais e Mestres
Este é um post não apenas com 9 erros sobre Reuniões de Pais e Mestres(os que consideramos mais comuns), mas com as ações a serem tomadas para não cometê-los
Não se pretende encerrar o assunto em apenas nosso ponto de vista e ficaremos muito felizes com a colaboração dos colegas apontando seus acertos e estratégias funcionais para este momento tão importante de encontro entre família e escola.
Erro número 1-Enviar convites em cima da hora e sem pauta.
Ao enviar convites aos pais faça-o com uma semana de antecedência , coloque os assuntos a serem tratados na pauta bem como horário de entrada e de saída
Como pai, ser convocado à uma reunião em cima da hora e sem uma pauta é de certo modo desconfortável.
Sim, os pais precisam encontrar tempo para os filhos, mas leve em consideração que, como você eles têm outras responsabilidades e compromissos.
Erro número 2-Elogiar um aluno na reunião ou falar do mau comportamento de outro .
Reserve um tempo para falar com cada um dos pais em particular sobre o bom desempenho ou mau comportamento de seu filho. É ético e humano.
Tenha e mente que elogiar o filho de um não fará o outro pai querer ser igual e mudar de atitude dando mais atenção ao filho. Esta estratégia muito utilizada não funciona, mesmo!
Erro número 3-Paparicar os pais nas reuniões com festa e presentes
Convocar os pais para uma reunião para tratar de assuntos referentes ao pedagógico é uma necessidade e não uma tentativa de parecer bom aos olhos deles.
Sorteios de brindes já foram muito utilizados para atrair os pais para a escola. É uma estratégia pouco eficiente, na minha opinião, e tira o foco do que é de interesse, além de render um gasto extra ,e nossos salários não são dos melhores.
Isso não impede (caso disponha de tempo, talento e dinheiro) de você fazer seu mimo ou dar suas lembrancinhas delicadas e carinhosas. Apenas não use isso como estratégia para melhorar a participação dos pais.
Erro número 4-Utilizar linguagem rebuscada com termos desconhecidos
Este é um ponto que deve ser considerado principalmente se sua comunidade é de pessoas com escolaridade baixa e de vocabulário reduzido.
Utilize termos técnicos com técnicos não com pessoas comuns que não estão familiarizadas com sua área.
Imagine um assistente social falando a você nos termos técnicos de sua profissão?
A ontologia teleológica por si só é insípida no enfrentamento da questão social.
Entendeu?
A intenção da reunião é ser entendido e não admirar o público falando bonito o que eles não entendem
Erro número 5-Enfeitar demais o ambiente e levar consigo milhares de textos e dinâmicas
Uma reunião pedagógica não precisa ser um evento e os pais precisam de praticidade e agilidade
Dinâmicas e textos reflexivos são bem vindos, contudo na medida certa como quebra gelo ou ambientação.
Não prolongue uma reunião com leituras sem fim e vídeos e mais vídeos.
Sua sala pode estar aconchegante e com o ar de seriedade que pede o tratamento de questões pedagógicas sérias. Seus textos podem ser curtos e eficientes. Estamos falando do desempenho de nossas crianças e outros assuntos importantes e não realizando um simpósio.
Erro número 6- Tratar os convidados com termos genéricos como PAI, MÃE
Procure saber o nome de cada um dos pais de seus alunos ou pergunte o nome da pessoa e fale com ela como convém.
Se for fazer com que você se sinta mais segura peça que se apresentem no primeiro momento da reunião e digam o nome de seu(a) filho(a).
Eles não são apenas pais e mães, são pessoas...
Peça a eles o mesmo tratamento... Você não é apenas a professora do filho deles ... É Jose, Maria, Leila, etc...
Erro número 7- Se amedrontar diante de perguntas "complicadas"
Não precisa pisar em ovos para falar com os pais de seus aluno.
Fale a eles como alguém que sabe o que está fazendo e o do que está falando.
Seja sempre firme e sensato.
Erro número 8- Deixar que as palavras passem atestado de incompetência
Ao considerar passivamente as falas dos pais acenando com a cabeça e concordando com cada aspecto do que fala ao interferir no seu fazer pedagógico você pode dar a entender que não tem segurança no que está colocando em prática na sua sala de aula.
Aprenda a dialogar concordando e divergindo sempre que necessário e de forma educada.
Erro número 9-Esquecer que O Especialista em Educação é você
É bem comum nas reuniões os pais levarem seus antigos cadernos e demonstrarem que o trabalho do professor poderia ser nos mesmos moldes, afinal foi deste modo que eles aprenderam.
Observe o material, fale que irá analisá-lo e verificar o que pode ser utilizado em sala de aula com o filho dele para uma melhor aprendizagem, contudo fale sobre sua metodologia e os efeitos que elas têm sobre o estudante e como elas contribuirão a sua aprendizagem.
Seus objetivos devem estar bem traçados e as explicações sobre cada ação na ponta da língua para informar aos pais o que se faz necessária e por quais motivos.
O especialista na área é você, e como especialista deve não apenas fazer, mas saber fazer e explicar por que fez!
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