CONSULTORIA PEDAGÓGICA 28 ANOS DEDICADOS A EDUCAÇÃO INFANTIL (51)81287449
consultoria
sábado, 2 de maio de 2015
A criança e a Pintura - Dicas para exploração em sala de aula
Já diz o slogan de uma famosa marca de sabão em pó:
A criança e a Pintura - Dicas para exploração em sala de aula“ Por que se sujar faz bem”.
E é verdade. Não que se deva mergulhar o aluno em uma poça de lama, mas acredito que em sala de aula, sobretudo de educação infantil é necessário um pouco de bagunça em meio a disciplina para gerar certo equilíbrio.
Trabalhar com tintas e texturas é uma excelente forma de fazer uma bagunça saudável , criativa e sobretudo produtiva, já que nos primeiros anos de vida a criança está mergulhada em um mundo que lhe é próprio e onde as imagens são fundamentais na forma como vêem e exploram esse mundo , sendo a pintura um dos meios , pelo qual, a criança poderá ampliar suas percepções e possibilidades de explorá-lo.
Para OSTETTO:
"não é mesmo novidade dizermos que é pelas diferentes experiências com/no mundo sensível que a criança vai se apropriando de formas mais complexas de ver e ler esse mesmo mundo sentido."
A criança e a Pintura - Dicas para exploração em sala de aula
Cabe, portanto ao professor proporcionar ao aluno situações diversas que possam contribuir para seu pleno desenvolvimento, afinal, é por meio de experiências e estímulos de adultos e professores , bem como das relações sociais com seus colegas, que a criança poderá ter uma possibilidade maior de leitura de mundo , pois é através de suas vivências que ela fundamenta suas ações e passa a compreender melhor o mundo à sua volta.
Mas o trabalho com artes e pintura não serve apenas para a criança explorar e compreender o mundo através de suas expressões artísticas, a pintura também favorece o desenvolvimento da coordenação motora e é uma fonte geradora de prazer e aprendizado.
A criança pode trabalhar com tinta desde o primeiro ano de vida, para isso é preciso a utilização de tintas especiais comestíveis como você pode encontrar acessando
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário