consultoria

consultoria

quinta-feira, 21 de julho de 2011

                 ESCOLA  PEQUENO  POLEGAR
A  escola  pequeno polegar congratula-se com o fato de  ter instalada a tradição de se celebrar o Dia Nacional dos Avós, no dia 26 de Julho.
A chamada de atenção que cada ano se faz e reforça a importância de que se revestem os Avós no seio de uma Família.
Num mundo apressado, com amnésia generalizada sobre o seu passado, angustiada quanto ao futuro e á deriva na atualidade, os Avós são, ou devem ser, como que bússolas que apontam rumos ou âncoras de estabilidade, na discrição que se impõe na sua actuação junto dos filhos e dos netos.
Os Avós, como elos de uma longa cadeia de gerações que é cada Família, são figuras importantíssimas e a quem a sociedade deve respeitar e amar.
Não sendo nem devendo ser “pais duas vezes”, os Avós, são raras vezes, referências estruturantes no seio da Família, sobretudo quando a saúde, a disponibilidade e a proximidade proporcionam o contacto com os netos.
Esta relação, quando efetiva e carregada de afeto, pode favorecer um desenvolvimento equilibrado de cada criança.
A falta dos Avós no processo do crescimento das novas gerações é, sem dúvida, um fator de empobrecimento cultural, social e espiritual. Os Avós deverão ser, pois, um suporte afetivo no desenvolvimento de cada criança e jovem. O corte afetivo com os Avós é sempre penalizador, para uns e para outros.Por isso, faz sentido celebrarmos os Avós e, com o crescente aumento de esperança de vida, talvez começarmos a pensar nos Bisavós que são cada vez mais e a quem nem sempre se dá a devida atenção já que, não raras vezes, vivem já com severas limitações, mas carecendo sempre de ser amados. Neste Dia Nacional dos Avós, não deixaremos de recordar os que já partiram. Eles também não devem ser esquecidos! Para todos os Avós, a Escola  Pequeno  Polegar  deseja um dia repleto de Afetos e de Amor.
                                                     Eliziane  Longarai              
                                                    Pedagoga

Nenhum comentário:

Postar um comentário