consultoria

consultoria

sábado, 29 de outubro de 2011

Projeto Novembro

Projeto: meios de transporte e comunicações


Justificativa

As crianças da Pré-escola, durante os horários livres, na sala de aula e no parque, demonstraram interesse por brinquedos que, usando a criatividade, poderiam transformá-los em meios de transportes. Cadeiras enfileiradas viraram trem. Caixotes viraram carros. Peneiras de caixa de areia viraram volantes. Então, a partir dessas observações, realizamos o projeto: Meios de transportes para atendermos aos interesses e as necessidades das crianças. Segundo Edwards (1999), "quando as crianças trabalham em um projeto de interesse para elas, encontrarão naturalmente problemas e questões que desejarão investigar". Nesta etapa, o papel do adulto é estar presente sem ser um intruso, a fim de manter melhor a dinâmica cognitiva e social enquanto está em processo.

Como coloca RINALDI(1999)"o projeto pode iniciar através de uma sugestão de um adulto, da idéia de uma criança ou a partir de um evento, como uma nevasca, ou qualquer coisa inesperada. Contudo, cada projeto está baseado na atenção dos educadores àquilo que as crianças dizem e fazem, bem como no que elas não dizem e não fazem. Os adultos devem dar tempo suficiente para o desenvolvimento dos pensamentos e das ações das crianças".
Objetivos:

- Promover a socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas atividades pedagógicas;
- Respeitar a dignidade e os direitos das crianças, considerando suas diferenças individuais;
- Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando suas possibilidades de comunicação e interação e desenvolvimento atitudes de ajuda e colaboração;
- Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;
- Aprender a valorizar suas próprias produções e das outras crianças;
- Explorar e vivenciar experiências sensoriais e corporais através de situações lúdicas, registrando através de diversas linguagens, a fim de ampliar o conhecimento de si, do outro e do mundo, bem como suas capacidades e limitações;
- Vivenciar, no cotidiano situações que favoreçam a construção da estrutura lógica-matemática.

Procedimentos:

- Cantar;
- Realizar brincadeiras que envolvam transportes, com passeio de motoca, trenzinho, etc;
- Construção de uma estrada para andarmos a pé, de motoca e com carrinhos;
- Observação e imitação dos sons emitidos pelos transportes;
- Classificação dos meios de transportes, terrestres, aéreos e marinhos;
- Utilização de literaturas variadas;
- Proporcionar atividades artísticas utilizando sucatas, gravuras, fotos, etc;
- Explorar a utilidade de cada transporte;
- Construção de brinquedos de sucata;
- Confecção de cartazes sobre transportes;
- Apresentação de formas geométricas como auxílio para a construção de transportes;
- Descrição e imitação dos sons encontrados em gravuras e fotos;
- Jogos de roda e brincadeiras que utilizem o corpo como forma de expressão de transportes;
- Brincadeiras livres com meios de transportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Glitter Words