consultoria

consultoria

terça-feira, 6 de março de 2012

A IMPORTÃNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

Há apenas algumas décadas atrás , a educação infantil era vista como um espaço recreativo onde a criança ia somente para brincar,sem ter preocupação direta com a sua aprendizagem.
A partir da década de 80,e com a aprovação da LDB 9394/96, inserindo a educação básica, alguns paradigmas começam a mudar. Surgem novas perspectivas educacionais e propostas inovadoras que se preocupam com o desenvolvimento infantil, de forma plena e global,desde os três anos de idade.
A escola de ed. P.P. mostra em sua filosofia e proposta pedagógica,a preocupação e o compromisso com a formação integral dos educandos, em todos os seus aspectos: cognitivo,afetivo,psicomotor,psicológico,social.
Mas , afinal, o que se “aprende” na ed. Inf.?
Muitas habilidades básicas e essenciais à vida escolar futura começam a ser ampliadas a partir dos 3 anos de idade, por meio da intervenção pedagógica e mediação constante realizadas pelos professores da ed. Inf. Algumas dessas habilidades são as seguintes:
• A linguagem aprimora-se , favorecendo a ampliação do vocabulário,a compreensão de conceitos e o desenvolvimento de habilidades lingüísticas e cognitivas.
• O pensamento lógico-reflexivo evoluir,por meio das situação concretas que se evidenciam no coditiano da criança.
• A ludicidade está intimamente ligada ao desenvolvimento infantil nas diversas áreas(cognitiva,afetiva,física,social)por meio de ações e interações realizadas no grupo- o brincar estimula a aquisição de novas aprendizagens.
• O desenho aprimora-se através da exploração do imaginário infantil e de praticas criativas.
• A atividade criadora realiza-se espontaneamente, possibilitando o desenvolvimento da criatividade.
• A percepção é estimulada, levando o aluno a perceber-se como parte do mundo em que vive.
• As habilidades psicomotoras aperfeiçoam-se a partir das brincadeiras e praticas realizadas.
• Através da convivência diária , constroem-se ricas relações interpessoais que possibilitam a formação de valores morais e éticos – a base .
• A integração entre os conceitos (conteúdos) acontece de forma natural, contextualizada ao dia – a- dia dos aluno, favorecendo a construção da aprendizagem .
• As aulas especializadas – ed. Física , ..........- fazem parte da rotina da ed. Inf. , enriquecendo-a e contribuindo para o desenvolvimento integral de nossos alunos.
• A ed. Inf. É percebida como uma importante e primordial na formação de futuros cidadões ,capazes de construir sua autonomia e identidade pessoal desde pequenos, a partir do desenvolvimento das relações pessoais e da vivencia dos valores morais e éticos (paz, solidariedade,cidadania, acessibilidade,respeito, entre outros).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Glitter Words