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quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Priorizar a Educação Infantil

Priorizar a Educação Infantil é construir uma vida melhor.A dedicação necessária à esta primeira etapa da educação, entretanto, por muito tempo não se refletia na prática. Havia muita distorção do entendimento da pré-escola, pois se entendia como uma fase de preparação para o ensino fundamental, quando, na verdade, é uma etapa na qual o desenvolvimento da criança é abordado de maneira diferenciada. A importância da pré-escola vai muito além do processo de alfabetização das crianças, e a creche não pode ser tratada e vista apenas como local seguro para as mães deixarem seus filhos. Intrinsecamente, as creches devem ser espaços educativos que proporcionem totais condições para que a criança desenvolva suas capacidades motora, sensorial, afetiva e social. Há um grande avanço científico no que se refere ao processo de formação das competências e habilidades pessoais, conhecidas como cognitivas (raciocínio, lógico, inteligência) e emocionais (motivação, auto-estima, disciplina). Sabe-se hoje que tanto o ambiente (escolas) quanto os genes atuam na formação das habilidades. De acordo com análise de especialistas, as pessoas que perdem a oportunidade de desenvolver determinadas habilidades quando crianças ficam em desvantagem, o que dificulta equipará-las às que tiveram atenção devida no momento certo. Se por um lado a ciência tem comprovado a importância da educação e dos cuidados de qualidade durante os primeiros anos de uma criança para seu sucesso na escola e na vida, com as avaliações quantitativas a situação não é diferente. Há diversos estudos nacionais e internacionais que mostram que crianças que freqüentam a educação pré-escolar apresentam níveis superiores de aprendizagem, instrução e desenvolvimento do que aquelas que não receberam atendimento pré-escolar.

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