consultoria

consultoria

segunda-feira, 2 de abril de 2012

A essência da autoestima da pessoa se forma até os 7 anos



O que os pais e professores podem fazer para ajudar as crianças a crescer emocioanlmente:
- Reserve tempo para conversar com as crianças de maneira saudável.Não critique, seja gentil e esteja aberto a compreender os medos e sentimentos delas.
- Deixe que participem das decisões familiares.Respeitar suas opiniões é importante.A criança adquire confiança a partir da afirmação de seus pontos de vista.
- Não menospreze as preocupações dos pequenos. O que parece simples para os adultos pode ser primordial para uma crinça.
- Cuidado para não depreciar. Comentários do tipo "você nunca faz as coisas certa!" podem fazer a criança se sentir incapaz. As críticas devem estar dirigidas a um comportamento impróprio , não à criança.
- Valorize as realizações infantis no cotidiano. O elogio aumenta a segurança e tem poder para mudar o comportamento. É um incentivo.
- Aos pais com mais de um filho, cuidado: as comparações entre os irmãos(ou entre os alunos) provocam competição e tristeza profunda. As crianças devem ser respeitadas em sua singularidade.
-Beijos, abraços e brincadeiras que envolvem toque também fazem a criança sentir-se amada pelo que ela é e pelo que é capaz de realizar.
- Quem leva criança a programas de adultos, como passar a noite num bar ou restaurante, e se mostra aborrecido quando os pequenos demonstram cansaço, passa a mensagem de que os filhos são um incômodo. E as crianças percebem isso.



Leia mais: http://elizianelongarai.webnode.com/products/autoestima/

Nenhum comentário:

Postar um comentário