consultoria

consultoria

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Como fazer a criança dormir bem

O desenvolvimento infantil é traçado por inúmeras fases. Além dos estímulos, do crescimento físico e o aumento da percepção cognitiva até na hora de dormir esse processo tem continuidade. A importância do sono infantil ser respeitado favorece ao equilíbrio físico e psíquico da criança. Entre os benefícios de um sono bem tranquilo é a recuperação do cansaço físico, eliminação de toxinas, desenvolvimento da capacidade de memorização e aprendizagem e, muito significativo, é um estímulo para o sistema imunitário. Porém, para a criança dormir bem requer também uma rotina. Não é difícil ouvir de pais cansados por noites mal dormidas ou porque os filhos estão trocando a noite pelo dia. É comum crianças pequenas terem um sono difícil, com despertar noturno ou cedo demais antes mesmo do sol nascer. O melhor é tentar construir junto com a criança um ritual diário antes de ir para cama, escovar os dentes, vestir o pijama, ler uma história. Desde cedo é primordial explicar a necessidade do filho dormir sozinho e ter seu próprio espaço. O mais indicado é compartilhar com a criança um período antes de ir deitar, dar a boa noite e deixar a criança pegar no sono só. No quarto dos pequenos pense sempre na decoração como uma questão funcional, aliada a beleza, porém cujos itens ofereçam ao filho uma atmosfera tranquila, confortável e amena. Diminua a luz para dormir e deixe claro a diferença do dia e a noite. Dos 4 aos 12 anos de idade a criança necessita dormir em média 10 horas. Quando esse tempo é interrompido frequentemente vem associado com mal humor e irritabilidade durante o dia seguinte. Para os bebês, o sono é correlacionado com a amamentação, frequentemente após o aleitamento materno minutos depois a criança tem o cochilo de algumas horas, os intervalos são menores, porém a tendência é aumentar conforme a criança se desenvolve. Nos casos mais sérios em que o filho não consiga estabelecer uma rotina no relógio biológico e a falta ou excesso de sono começam a atrapalhar as tarefas e atividades durante o dia, é hora de conversar com o pediatra. Se você tem mais de um filho com essa dificuldade é mais vantajoso o plano familiar, porque inclui todos em uma só assistência médica. Geralmente, além do estresse, um déficit no aprendizado e rendimento escolar é o resultado concreto quando o problema não é solucionado. Portanto, dormir bem para produzir melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário