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sexta-feira, 29 de maio de 2015

9 Erros que não devem ser cometidos em Reuniões de Pais e Mestres

Este é um post não apenas com 9 erros sobre Reuniões de Pais e Mestres(os que consideramos mais comuns), mas com as ações a serem tomadas para não cometê-los Não se pretende encerrar o assunto em apenas nosso ponto de vista e ficaremos muito felizes com a colaboração dos colegas apontando seus acertos e estratégias funcionais para este momento tão importante de encontro entre família e escola. Erro número 1-Enviar convites em cima da hora e sem pauta. Ao enviar convites aos pais faça-o com uma semana de antecedência , coloque os assuntos a serem tratados na pauta bem como horário de entrada e de saída Como pai, ser convocado à uma reunião em cima da hora e sem uma pauta é de certo modo desconfortável. Sim, os pais precisam encontrar tempo para os filhos, mas leve em consideração que, como você eles têm outras responsabilidades e compromissos. Erro número 2-Elogiar um aluno na reunião ou falar do mau comportamento de outro . Reserve um tempo para falar com cada um dos pais em particular sobre o bom desempenho ou mau comportamento de seu filho. É ético e humano. Tenha e mente que elogiar o filho de um não fará o outro pai querer ser igual e mudar de atitude dando mais atenção ao filho. Esta estratégia muito utilizada não funciona, mesmo! Erro número 3-Paparicar os pais nas reuniões com festa e presentes Convocar os pais para uma reunião para tratar de assuntos referentes ao pedagógico é uma necessidade e não uma tentativa de parecer bom aos olhos deles. Sorteios de brindes já foram muito utilizados para atrair os pais para a escola. É uma estratégia pouco eficiente, na minha opinião, e tira o foco do que é de interesse, além de render um gasto extra ,e nossos salários não são dos melhores. Isso não impede (caso disponha de tempo, talento e dinheiro) de você fazer seu mimo ou dar suas lembrancinhas delicadas e carinhosas. Apenas não use isso como estratégia para melhorar a participação dos pais. Erro número 4-Utilizar linguagem rebuscada com termos desconhecidos Este é um ponto que deve ser considerado principalmente se sua comunidade é de pessoas com escolaridade baixa e de vocabulário reduzido. Utilize termos técnicos com técnicos não com pessoas comuns que não estão familiarizadas com sua área. Imagine um assistente social falando a você nos termos técnicos de sua profissão? A ontologia teleológica por si só é insípida no enfrentamento da questão social. Entendeu? A intenção da reunião é ser entendido e não admirar o público falando bonito o que eles não entendem Erro número 5-Enfeitar demais o ambiente e levar consigo milhares de textos e dinâmicas Uma reunião pedagógica não precisa ser um evento e os pais precisam de praticidade e agilidade Dinâmicas e textos reflexivos são bem vindos, contudo na medida certa como quebra gelo ou ambientação. Não prolongue uma reunião com leituras sem fim e vídeos e mais vídeos. Sua sala pode estar aconchegante e com o ar de seriedade que pede o tratamento de questões pedagógicas sérias. Seus textos podem ser curtos e eficientes. Estamos falando do desempenho de nossas crianças e outros assuntos importantes e não realizando um simpósio. Erro número 6- Tratar os convidados com termos genéricos como PAI, MÃE Procure saber o nome de cada um dos pais de seus alunos ou pergunte o nome da pessoa e fale com ela como convém. Se for fazer com que você se sinta mais segura peça que se apresentem no primeiro momento da reunião e digam o nome de seu(a) filho(a). Eles não são apenas pais e mães, são pessoas... Peça a eles o mesmo tratamento... Você não é apenas a professora do filho deles ... É Jose, Maria, Leila, etc... Erro número 7- Se amedrontar diante de perguntas "complicadas" Não precisa pisar em ovos para falar com os pais de seus aluno. Fale a eles como alguém que sabe o que está fazendo e o do que está falando. Seja sempre firme e sensato. Erro número 8- Deixar que as palavras passem atestado de incompetência Ao considerar passivamente as falas dos pais acenando com a cabeça e concordando com cada aspecto do que fala ao interferir no seu fazer pedagógico você pode dar a entender que não tem segurança no que está colocando em prática na sua sala de aula. Aprenda a dialogar concordando e divergindo sempre que necessário e de forma educada. Erro número 9-Esquecer que O Especialista em Educação é você É bem comum nas reuniões os pais levarem seus antigos cadernos e demonstrarem que o trabalho do professor poderia ser nos mesmos moldes, afinal foi deste modo que eles aprenderam. Observe o material, fale que irá analisá-lo e verificar o que pode ser utilizado em sala de aula com o filho dele para uma melhor aprendizagem, contudo fale sobre sua metodologia e os efeitos que elas têm sobre o estudante e como elas contribuirão a sua aprendizagem. Seus objetivos devem estar bem traçados e as explicações sobre cada ação na ponta da língua para informar aos pais o que se faz necessária e por quais motivos. O especialista na área é você, e como especialista deve não apenas fazer, mas saber fazer e explicar por que fez!

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